The Old House Restaurante

4 Shares
4
0
0
0
0

The Old House Restaurante | Lisboa – O encanto de uma China desconhecida.

Na China, dá-se o nome The Old House às casas de família que passam de geração em geração. O The Old House ainda não passou por muitas gerações, mas esta galardoada cadeia de restaurantes passou além-fronteiras e escolheu Lisboa para acolher o único restaurante fora de portas. 

Desengane-se quem pensa que já conhece a comida chinesa. No The Old House Lisboa a comida é típica da província de Sichuan, e bem mais saborosa e condimentada do que aquela que conhecemos. O espaço do The Old House é bonito e muito requintado e tudo foi pensado para se viver ao máximo uma experiência “imersiva” na cultura chinesa.

A decoração cuidada, com muitas madeira e loiça chinesa, foi toda importada do seu país de origem. O staff disponível e simpático, a música ambiente agradável, e uma comida deliciosa fazem do The Old House o local ideal para ir, seja em grupos, quer seja de negócios ou não, a dois ou mesmo sozinho.

Existem poucos restaurantes assim em Portugal, tão tradicional, desde a comida à decoração. O intuito do The Old House foi trazer um pouco da China para Portugal, com uma gastronomia totalmente diferente da comida chinesa que Lisboa e Portugal conhecem. Os pratos da província de Sichuan são mais elaborados, muito condimentados e muito diversificados.

O menu é um enorme livro, com 74 páginas e cerca de 130 pratos. Além da descrição dos pratos, incluindo os ingredientes e indicações de intolerância alimentares, a carta inclui também fotografias, para que consigamos ter uma noção da apresentação. Ainda assim, e apesar do tamanho, o menu tem apenas um terço do tamanho do dos outros restaurantes do grupo, na China. 

O que comemos

Optámos pelo conselho da nossa anfitriã, que nos revelou que o segredo está em pedir vários pratos, para provar o máximo de iguarias possível. Enquanto escolhemos e aguardámos pela comida, bebemos um refrescante cocktail Tease Her. A comida chegou bastante rápida a chegar, e começámos então a refeição com umas Gyosas The Old House. Não são muito moles nem muito estaladiças, por isso criam uma agradável sensação na boca.

O recheio escolhido foi carne de porco com vegetais, e o molho de soja que as acompanha confere-lhes um sabor extra. Acompanhámos com uns saborosos Cogumelos Rei Salteados. 

Passámos depois para o mar, e as Gambas a Vapor com Noodles Translúcidos foram a opção, a par com um dos “ex-líbris” da casa, o Peixe Assado picante. Numa apresentação linda e cheia de cor, este robalo é acompanhado de muitos legumes e servido numa travessa de ferro, previamente aquecido no forno, que permite manter o peixe quente por mais tempo.

É possível pedir com ou sem picante, neste caso optou-se pelo picante. Para carne escolhemos o Pato à Pequim, e apenas podemos dizer que foi o melhor Pato à Pequim já alguma vez comemos.

Como não havia espaço para comer muito mais, porque as doses são bastante generosas, seguimos até à sobremesa. Optámos pela deliciosa Caipirinha The Old House, uma combinação invulgar e muito bem conseguida de mousse de lima, bolo e chocolate em forma de bolinho.

Para acompanhar, o Lago de Cisnes. Esta massa folhada, feita em forma de cisne e recheada com pasta de feijão vermelho e doce de groselha é uma verdadeira (e imperdível) iguaria.

Toda a refeição foi acompanhada pelo aconchegante chá de jasmim, servido a preceito num ritual próprio.

As minhas sugestões…

Comer o Pato à Pequim. É o melhor Pato à Pequim de sempre, com uma apresentação incomparável. Servido numa travessa com a forma de um pato e de onde sai fumo branco (resultado de água quente em cima de gelo) o pato é muito saboroso, com uma pele estaladiça, e vem acompanhado de uns crepes muito fininhos, além do molho, alho francês e pepino.

Para comer como um verdadeiro chinês, o crepe não é trincado mas sim comido de uma só vez. Uma vez que a procura é muita, o pato por vezes esgota. É aconselhável marcar mesa e marcar o pato também, quando queremos saborear esta iguaria.

Perfeito para…

Jantares de grupo, sejam aniversários, reuniões de família, refeições de negócios ou jantares de Natal. O espaço do The Old House é muito grande, com capacidade para cerca de 200 pessoas, mas as várias divisórias em madeira que existem permitem que se adapte às necessidades de cada grupo. No andar superior há duas salas para 14 pessoas e outras duas para 12 pessoas, mas todas elas podem ser uma só, basta retirar as divisórias.

Cuidado com…

O picante. Os pratos podem ter ou não picante e o grau está assinalado no menu, além de o staff, sempre disponível e simpático, explicar qual a intensidade. Mas os picantes são muito fortes e, por vezes, nada como provar para perceber se gostamos. Se for demasiado picante para conseguirmos desfrutar do sabor, o prato é trocado, sem qualquer problema.

Notas Finais

The Old House é uma das Marcas de Restauração mais reconhecidas, conceituadas e ilustres da China. Durante as duas últimas décadas recebeu vários Prémios Internacionais pela sua aposta no Desenvolvimento e Inovação visível no Padrão de Excelência da sua confecção e apresentação dos seus pratos únicos e sobretudo pelo especial cuidado no fomento e divulgação da Cultura Ancestral da Província de Sichuan.

Devido à especificidade da Gastronomia de Sichuan e à experiência profissional requerida o Grupo The Old House promoveu um Concurso longo na China, do qual foram escolhidos os melhores dos melhores (10 Chefs) que aceitaram sem hesitações o desafio do processo de internacionalização.

Uma refeição no The Old House é uma experiência que será recordada por muito tempo, e que de certeza terá uma repetição, ou várias e sempre com muitos pratos para descobrir e saborear.

O The Old House Lisboa 老房子 é de visita obrigatória no Parque das Nações em Lisboa.

The Old House Lisboa | Parque das Nações

Rua Pimenta 9 | Parque das Nações
1990-254 Lisboa – PORTUGAL

Booking: (+351) 218 969 075 | Email: geral@theoldhouseportugal.pt

Website: www.theoldhouseportugal.pt

4 Shares
You May Also Like